CONHEÇA 'VÁ E VEJA', UM DOS MELHORES FILMES QUE VOCÊ VERÁ NA SUA VIDA

23:43

-ouça a música enquanto lê-





Há muito tempo atrás, eu recebi uma ligação de meu pai dizendo-me que eu deixasse o que eu estivesse fazendo para ir ao campus da UCLA. Em uma de suas salas estava sendo exibido um filme russo, de um diretor chamado Elem Klimov, que não deveria ser perdido.

Como veterano de 36 missões sobre Berlin durante a Segunda Guerra Mundial, meu pai nunca se entusiasmou com filmes que contavam a história da guerra. Ele sentia tanto a falta da realidade como também o apelo do ponto de vista romântico das batalhas.
Esse filme, Vá e Veja, ele disse, era um grande retrato da guerra e contra a guerra. 
Fiquei feliz em ter conseguido chegar lá naquele dia, pois o que eu vi ficará permanentemente comigo.
Não é só uma obra-prima cinematográfica, mas da humanidade.
Sean Penn, março de 1998.


Já faz algum tempo que um amigo meu, o Luis Fernando de Jesus, me disse para assistir a esse filme. Desde que eu ouvi o nome 'Vá e Veja', ele não saiu da minha cabeça. Ele falou tanto do filme pra mim que logo me emprestou para vê-lo. E aqui estou eu.


Eu quero que vocês entendam que esse é um dos filmes do qual eu mais terei dificuldade de falar sobre, porque a grandiosidade dele é tamanha que qualquer palavra dita não poderá chegar aos pés do que ele de fato é. 
Venho aqui e sempre recomendo filmes que vocês deveriam ver, mas esqueçam todos os outros agora. Vocês PRECISAM ver esse. Se possuem uma lista dos 'filmes que quero ver', apresento-lhes o filme número #1 que DEVE estar na sua lista.



Bielorússia, 1943.  Florya (Aleksei Kravshenko) decide sair de casa e lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. O que ele não esperava era acabar se separando dos seus comandantes e percorrer um caminho sangrento, com imagens cada vez mais perturbadoras.

Eu tenho 19 anos e não faço nem ideia de como a guerra foi para as pessoas dessa época. É claro que estudamos sobre isso na escola, lemos livros sobre, vemos filmes, documentários, fotos e sempre ficamos com aquela sensação melancólica por toda a destruição deixada. Mas não sentimos isso na pele, não conhecemos a dor dessas pessoas, os momentos de pânico que elas passaram e coisas afins. Em Vá e Veja temos o nosso psicológico sendo mexido de forma tão devastadora que em muitos momentos nos sentimos presenciando tais atrocidades e querendo deter tudo aquilo. 
Vemos aqui uma das mais perfeitas interpretações do cinema (na minha humilde opinião) realizadas por Aleksei, com todas as suas expressões faciais (e maquiagem) nas quais encontramos um sentimento doloroso no qual o crescimento precoce foi necessário. Você vê a ingenuidade e infantilidade dele sendo perdidas para o mundo, sendo deixado pelo árduo caminho que ele deve percorrer.

Tendo como fonte o IMDb, descobri que muitos dos uniformes usados no filme são originais. E de acordo com eles, a munição usada no filme era real.
E no filme eles até tentaram hipnotizar o ator Aleksei Kravshenko para que as cenas de forte choque não provocassem um trauma na sua juventude e vida adulta, mas a hipnose acabou não funcionando com ele.
Para quem gosta de filmes como O Resgate do Soldado Ryan, Império do Sol, Um Ato de Liberdade e A Resistência, devem saber que Vá e Veja, ou Idi i Smotri no seu título original, serviu de referência para os filmes anteriormente citados.


Este é sem sombra de dúvida um dos melhores filmes que já vi na vida e que provavelmente verei. É com pesar que eu vós digo que o filme não é muito reconhecido e nem visto.


Para os que já assistiram e estão aqui só pra ler o que eu tinha escrito, eu os convido para deixarem um comentário (só pra ajudar a convencer o povo a ver essa obra-prima) e me chamarem pra uma conversa sobre o filme, porque tem tanta coisa que eu gostaria de poder falar para vocês, tantas pequenas sutilezas, mas que eu não posso dizer por causa daqueles (a maioria) que ainda não viu o filme.


Então, meu caro leitor, eu só posso te dizer pra finalizar: VÁ E VEJA!


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe-nos! :3

Tumblr